Projeto Eletivas: Literatura e suas Artes

Tema: Literatura e suas artes 
Escola:
Eixo temático: Artes 
Áreas do Conhecimento/Disciplinas: Língua portuguesa, artes, história 
Ano/série:
Início da vigência:     Fim da vigência: 
Professor(a):

Ementa: Estudar biografias , a história dos jogos de tabuleiro, da dança e o teatro. Mostrar aos alunos que a literatura é a arte da palavra, vamos utilizar este instrumento de comunicação para o conhecimento e interação social. A literatura cumpre o papel de transmitir conhecimento e a cultura de uma comunidade, será neste foco que os alunos irão protagonizar e compartilhar o que construíram durante o semestre.

Objetivos:
- Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem literária; 
- Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando o vocabulário e a transmissão de pensamentos; 
- Estimular o hábito de conhecer histórias passadas;
- Promover a integração e o desenvolvimento;
- Indicar leituras, fundamentado suas opiniões e preferências; 
- Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
- Promover o hábito de leitura;
- Estimular a criatividade, imaginação e cooperação;
- Incentivar o trabalho narrativo.

Habilidades a serem desenvolvidas:
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
(EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Conteúdo programático:
O que é literatura e como podemos envolver a arte;
Quis;
Como surgiu o Jogo de Tabuleiro;
A história da dança;
A história do teatro;
A história dos desenhos e animações;
Relacionar a literatura aos temas abordados;
Aula prática – Construção dos roteiros, coreografias e jogos;
Ensaio para as apresentações;
Culminância. 

Recursos didáticos:
Televisão;
Rádio;
Microfone;
Espaço do anfiteatro;
Livros.

Cronograma das aulas:
(Data): Acolhimento
(Data): Feirão Eletivas – Definição dos Temas  
(Data): Conversando sobre o tema abordado: O que é literatura e como podemos envolver a arte. 
(Data): Hoje iremos trabalhar a história do Jogo de Tabuleiro – Vídeo: Como surgiu o Jogo de Tabuleiro, na sequência atividade referente ao assunto – O primeiro jogo da história. (Leitura e interpretação de texto). Solicitarei uma pesquisa sobre obras literárias relacionadas aos temas que desenvolverão em seus trabalhos, deve conter: Capa, nomes, data, obra, autor, bibliografia. 
(Data): A história da dança – Vídeo: Danças: Origem e evolução, atividade referente ao assunto. (Leitura e interpretação de texto)  
(Data):  A história do teatro – Vídeo: A origem do teatro, roteiros e interpretações teatrais, atividade referente ao assunto. (Leitura e Interpretação de textos)                     
(Data): A história dos desenhos e animações – Vídeo: A origem dos desenhos animados, atividade referente ao assunto. (Leitura e interpretação de textos)
(Data):  Após conhecer a história dos temas abordados, vamos relacionar a literatura que será trabalhada. Os alunos irão apresentar a proposta que organizaram, junto a pesquisa em trabalho da literatura escolhida com: Capa, fonte autor, data etc. Daremos  início ao projeto. Primeiramente faremos o rascunho de roteiros, coreografias, regras dos jogos etc. 
(Data):  Quis dos temas trabalhados – Nesta aula cada grupo receberá das placas com V para verdadeiro e F para falso, farei sorteio de questões referente aos temas abordados da nossa eletiva.Entre eles discutirão se a questão é verdadeira ou falsa. A equipe com maior números de pontos será a vencedora receberão um certificado de participção ou uma medalha. 
(Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo
(Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo
(Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo
(Data):  Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo
(Data): Ensaio para as apresentações 
(Data): Ensaio para as apresentações
(Data): Ensaio para as apresentações
(Data): Apresentação da Culminância

Culminância:
Apresentação de cada grupo voltado a literatura que escolherão durante a eletiva do primeiro bimestre. 
Grupo 1 – Teatro – João e Maria, Alice no país das maravilhas (Sugestão)
Grupo 2 – Tabuleiro -  Avengers (Sugestão)
Grupo 3 – Tabuleiro – One Peace (Sugestão)
Grupo 4 – Tabuleiro – Harry Potter (Sugestão)
Grupo 5 – Tabuleiro – Dragon Ball (Sugestão)
Grupo 6 – Dança – A Bela e a Fera (Sugestão)
Observação: Os grupos trocaram ideias para chegarem aos temas acima, eles que criaram cada detalhe e regras de cada jogo de tabuleiro. O mesmo foi para a dança e teatro.

Avaliação:
A participação durante a eletiva, individual e em grupo. Apresentação, confecção dos trabalhos e conhecimento do assunto abordado.  

Material de apoio:
De acordo com o que será produzido. 

Referências bibliográficas:
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Fonte:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa-no-ensino-fundamental-anos-finais-praticas-de-linguagem-objetos-de-conhecimento-e-habilidades
Fonte Tabuleiro: https://www.youtube.com/watch?v=qIXR85jSxmw
Fonte Dança: https://www.youtube.com/watch?v=sm8jz8wHvP0
 https://www.youtube.com/watch?v=0PvTWQSirQQ
Fonte Teatro: https://www.youtube.com/watch?v=WwtKSpK_Rrk  https://www.youtube.com/watch?v=-89hbJCgv6w
Fonte Desenhos e animações: https://www.youtube.com/watch?v=ijCdM1sKjMs 


Comentários

Postagens mais vistas

Projeto Eletivas: Profissões, a escolha certa

Projeto Eletivas: Cidadania