Projeto Eletivas: Literatura e suas Artes
Tema: Literatura e suas artes Escola: Eixo temático: Artes Áreas do Conhecimento/Disciplinas: Língua portuguesa, artes, história Ano/série: Início da vigência: Fim da vigência: Professor(a): Ementa: Estudar biografias , a história dos jogos de tabuleiro, da dança e o teatro. Mostrar aos alunos que a literatura é a arte da palavra, vamos utilizar este instrumento de comunicação para o conhecimento e interação social. A literatura cumpre o papel de transmitir conhecimento e a cultura de uma comunidade, será neste foco que os alunos irão protagonizar e compartilhar o que construíram durante o semestre. Objetivos: - Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem literária; - Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando o vocabulário e a transmissão de pensamentos; - Estimular o hábito de conhecer histórias passadas; - Promover a integração e o desenvolvimento; - Indicar leituras, fundamentado suas opiniões e preferências; - Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos; - Promover o hábito de leitura; - Estimular a criatividade, imaginação e cooperação; - Incentivar o trabalho narrativo. Habilidades a serem desenvolvidas: (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs. EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor. (EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática. (EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. (EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos. (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Conteúdo programático: O que é literatura e como podemos envolver a arte; Quis; Como surgiu o Jogo de Tabuleiro; A história da dança; A história do teatro; A história dos desenhos e animações; Relacionar a literatura aos temas abordados; Aula prática – Construção dos roteiros, coreografias e jogos; Ensaio para as apresentações; Culminância. Recursos didáticos: Televisão; Rádio; Microfone; Espaço do anfiteatro; Livros. Cronograma das aulas: (Data): Acolhimento (Data): Feirão Eletivas – Definição dos Temas (Data): Conversando sobre o tema abordado: O que é literatura e como podemos envolver a arte. (Data): Hoje iremos trabalhar a história do Jogo de Tabuleiro – Vídeo: Como surgiu o Jogo de Tabuleiro, na sequência atividade referente ao assunto – O primeiro jogo da história. (Leitura e interpretação de texto). Solicitarei uma pesquisa sobre obras literárias relacionadas aos temas que desenvolverão em seus trabalhos, deve conter: Capa, nomes, data, obra, autor, bibliografia. (Data): A história da dança – Vídeo: Danças: Origem e evolução, atividade referente ao assunto. (Leitura e interpretação de texto) (Data): A história do teatro – Vídeo: A origem do teatro, roteiros e interpretações teatrais, atividade referente ao assunto. (Leitura e Interpretação de textos) (Data): A história dos desenhos e animações – Vídeo: A origem dos desenhos animados, atividade referente ao assunto. (Leitura e interpretação de textos) (Data): Após conhecer a história dos temas abordados, vamos relacionar a literatura que será trabalhada. Os alunos irão apresentar a proposta que organizaram, junto a pesquisa em trabalho da literatura escolhida com: Capa, fonte autor, data etc. Daremos início ao projeto. Primeiramente faremos o rascunho de roteiros, coreografias, regras dos jogos etc. (Data): Quis dos temas trabalhados – Nesta aula cada grupo receberá das placas com V para verdadeiro e F para falso, farei sorteio de questões referente aos temas abordados da nossa eletiva.Entre eles discutirão se a questão é verdadeira ou falsa. A equipe com maior números de pontos será a vencedora receberão um certificado de participção ou uma medalha. (Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo (Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo (Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo (Data): Aula prática – Continuação da construção dos projetos de cada grupo (Data): Ensaio para as apresentações (Data): Ensaio para as apresentações (Data): Ensaio para as apresentações (Data): Apresentação da Culminância Culminância: Apresentação de cada grupo voltado a literatura que escolherão durante a eletiva do primeiro bimestre. Grupo 1 – Teatro – João e Maria, Alice no país das maravilhas (Sugestão) Grupo 2 – Tabuleiro - Avengers (Sugestão) Grupo 3 – Tabuleiro – One Peace (Sugestão) Grupo 4 – Tabuleiro – Harry Potter (Sugestão) Grupo 5 – Tabuleiro – Dragon Ball (Sugestão) Grupo 6 – Dança – A Bela e a Fera (Sugestão) Observação: Os grupos trocaram ideias para chegarem aos temas acima, eles que criaram cada detalhe e regras de cada jogo de tabuleiro. O mesmo foi para a dança e teatro. Avaliação: A participação durante a eletiva, individual e em grupo. Apresentação, confecção dos trabalhos e conhecimento do assunto abordado. Material de apoio: De acordo com o que será produzido. Referências bibliográficas: Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Fonte:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa-no-ensino-fundamental-anos-finais-praticas-de-linguagem-objetos-de-conhecimento-e-habilidades Fonte Tabuleiro: https://www.youtube.com/watch?v=qIXR85jSxmw Fonte Dança: https://www.youtube.com/watch?v=sm8jz8wHvP0 https://www.youtube.com/watch?v=0PvTWQSirQQ Fonte Teatro: https://www.youtube.com/watch?v=WwtKSpK_Rrk https://www.youtube.com/watch?v=-89hbJCgv6w Fonte Desenhos e animações: https://www.youtube.com/watch?v=ijCdM1sKjMs |
Comentários
Postar um comentário