Projeto Eletivas: Profissões, a escolha certa



Eixo temático: Processos criativos, Empreendedorismo, Mediação e intervenção sociocultural, Investigação científica
Áreas do Conhecimento/Disciplinas: Sociologia, língua portuguesa, história, educação física e matemática.
Ano/série: 
Início da vigência:
Fim da vigência: 
Professor (a):

       Ementa:

Nesta eletiva vou propor aos alunos o conhecimento sobre como se planejar profissionalmente; A preparação do currículo; trabalhar o conhecimento sobre as profissões de forma interdisciplinar; Orientar os alunos sobre as profissões e, em que valores se baseiam as escolhas profissionais; Identificar o perfil das mais diversas profissões no mercado de trabalho atual e suas atribuições na sociedade favorecendo a construção da identidade pessoal; Facilitar a sua compreensão sobre o autoconhecimento e convivência; Vamos tratar sobre a importância do autoconhecimento, auto aceitação, superação e propósito; Trabalhar a importância do Mindset e criar uma feira stands das profissões escolhidas pelos alunos. 

       Objetivos:

Oferecer métodos que oportunizem uma escolha consciente da profissão desejada.

Conhecer as profissões mais comentadas e valorizadas atualmente.

Descobrir e construir junto com o jovem um projeto de vida.         

Fortalecer o autoconhecimento do estudante, para que possa escolher um caminho e melhor atuar profissionalmente.

Desenvolver as habilidades de convivência, ética e trabalho em grupo.

Compreender procedimentos para a busca e manutenção do emprego.

Conhecer o perfil de algumas profissões ofertadas no mercado de trabalho, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal do aluno e alinhando com seu projeto de vida.


       Habilidades a serem desenvolvidas:

Introduzir o conceito de empregabilidade.

Preparar o jovem para o mundo do trabalho.

Contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens da escola pública.

Valorizar diversidade de saberes e vivências culturais, apropriando-se de conhecimentos e experiências, para entendimento das relações próprias do mundo do trabalho.

Competências socioemocionais: Foco, autoconfiança, determinação, assertividade, organização, persistência e responsabilidade.

Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.


        Conteúdo programático:

Conhecendo um pouco sobra as profissões escolhidas pelos alunos (Pesquisas em textos impressas).

Quis (compartilhando informações com os grupos da sala de aula).

Planejamento (Como planejar os caminhos da minha profissão).

Quatro partes de um todo (Autoconhecimento, auto aceitação, superação e propósito – trabalhar estes quatro pontos para que o aluno entenda os desafios e realizações).

Mindset (Vamos entender a predisposição psicológica de uma pessoa que prioriza determinados pensamentos e padrões).

Preparação do currículo (Como criar um currículo ideal para o mercado de trabalho, usar a sala do acessa).

Realização dos trabalhos manuais.

Sugestões -  Quem o aluno deseja ser no futuro: (Sugestões doas alunos) - Cada grupo já escolheu uma profissão e vamos trabalhar dentro dos seguintes temas: Jogador de Futebol, Jornalismo, Basquetebol, Perícia Criminal, Fotografia e Necropsia.

Cada grupo irá desenvolver as fases da sua profissão de acordo com a mediação da professora – FASES, Fase 1 - Realizar um portfólio dizendo os motivos da escolha da profissão; Fase 2 – Os alunos deverão confeccionar e apresentar um mural de como conseguir atingir a profissão escolhida; Fase 3 – Criar um stand da profissão que foi escolhida, deve ter uma dinâmica envolvendo o público (Por exemplo: realizar uma triagem de primeiros socorros, medir a pressão e/ou tirar a temperatura corporal, mostrar as táticas de jogo, posições de jogadores, ensinar uma técnica de embaixadinha, preparar um cenário par uma fotografia, participar de um entrevista, etc. E também o stand deverá tem exposições e apresentações).


Proposta que os alunos ofertaram, que poderá sofrer alterações no decorrer da eletiva:

Jogador de Futebol: História do jogador, primeiros passos para ser um jogador de futebol, táticas de jogadas.

Jornalismo:  Desenvolver um trabalho sobre a vida da cantora Rihanna.

Basquete: Primeiros passos para ser um jogador de basquetebol, táticas de jogadas, história da vida de Kobe Bryant.

Fotografia: História da fotografia e a sua evolução, como ser um fotografo, mural de fotos, técnicas de fotografias.

Pericia Criminal: Falar sobre a profissão no geral.

Necropsia: Falar sobre a profissão no geral. 


       Recursos didáticos:

Televisão, quadro branco, pesquisas na internet, notebooks (sala do acessa), recorte de figuras impressas ou de revistas, produção de vídeos, celular, construção de maquetes, bonecos, mural, portfólio, textos e atividades, observação e exposição de fotos.

       Culminância:


Faremos um Stand das profissões, elas terão uma dinâmica para envolver o público e apresentações das etapas de cada profissão trabalhada durante as eletivas.


       Avaliação:

A participação durante a eletiva, individual e em grupo. Apresentação, confecção dos trabalhos e conhecimento do assunto abordado.


       Material pedagógico de apoio:

Escolher de acordo com a criatividade do professor.


       Referências bibliográficas:

       De acordo com a pesquisa do professor.  

Comentários

Postagens mais vistas

Projeto Eletivas: Literatura e suas Artes

Projeto Eletivas: Cidadania