Projeto Reflorestamento


Tema: Reflorestamento 
Professora:                                                                       
Disciplinas: ciências, biologia 
Início da vigência: 
Fim da vigência: 

Justificativa 
A questão ambiental está sendo um dos assuntos mais “importantes” e “preocupantes” da atualidade, isso se deve a uma simples razão: necessidade de sobrevivência.
Nas pesquisas solicitados aos alunos do grupo 5, observamos que umas das questões ambientais mais preocupantes é o desmatamento. Um grave problema para a humanidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas e afetando também a sociedade. 
Neste projeto vamos apresentar para os alunos formas de preservar o desmatamento e entender a importância do reflorestamento para a humanidade. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. 

Objetivos:
- Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades;
- Entender como ocorre a fotossíntese; 
- Compreender as causas do desmatamento;
- Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente para a sociedade;
- Conscientizar a importância do reflorestamento para a humanidade, incluindo o ecossistema.

1ª atividade desencadeadora:
Solicitamos antecipadamente aos pais pesquisas sobre o desmatamento seguindo os seguintes tópicos: 
- O que é desmatamento, e quais consequências no mundo e no brasil;
- Reflorestamento e o uso sustentável;
- Materiais feitos com a madeira.
Em roda de conversa  os alunos irão expor suas pesquisas e opiniões. Primeiramente deixarei que se condicionem ao assunto, em seguida, questionarei sobre o que pesquisaram. Seguiremos montando um painel.

2ª atividade desencadeadora:
Para que os alunos se interajam sobre o assunto assistiremos aos vídeo em anexo:
 
Vídeo 1: dê onde vem a madeira 
Https://www.youtube.com/watch?V=vaawvpuj-04

Vídeo 2 : processo de produção da madeira 
Https://www.youtube.com/watch?V=vh2nwtv7vcs

- Após o vídeo iremos trocar ideias sobre o que entenderam. 


1ª etapa: A importância das árvores para o ecossistema.

A proposta desta etapa é fazer com que os alunos compreendam como ocorre a germinação de uma árvore,  o processo de fotossíntese, e sua importância para o ecossistema.
Primeiramente iremos confeccionar um cartaz que mostre o processo de germinação de uma árvore, trabalhando suas partes e funções.

Germinação 
A germinação é o processo inicial de crescimento e diferenciação embrionária dos organismos vegetais, a partir de uma semente ou esporo em condições propícias de desenvolvimento, ou seja, disponibilidade de água, oxigênio, temperatura adequada, e em alguns casos até mesmo a necessidade natural de indução pirogênica (através do fogo), suficiente para desencadear a quebra da latência (dormência). 
A princípio, uma semente requer de umidade para amolecer e provocar o rompimento da casca, permitindo a entrada de oxigênio direcionado às células embrionárias, iniciando o fenômeno de embebição. Por meio deste, a água que penetra na semente proporciona reações metabólicas que mobilizam as reservas energéticas contidas nos cotilédones ou endosperma, disponibilizando moléculas energéticas (os carboidratos) às células.
Conforme o embrião se desenvolve, consumindo o endosperma, sua estrutura radicular emerge da semente, assumindo com o decorrer do tempo o suprimento do vegetal, absorvendo na região dos pelos absorventes, água e sais minerais. Em seguida surgindo um caulículo, possuindo gêmulas apicais, precursoras dos primórdios foliares.  À medida que as folhas se formam, e passam a realizar fotossíntese, a reserva energética se esgota, com regressão do cotilédone.  A germinação das angiospermas (monocotiledôneas e dicotiledôneas, milho e feijão respectivamente) pode ser classificada de acordo com a posição do cotilédone em relação ao nível do substrato (solo). SUGESTÃO: MOSTRAR IMAGEM. 
Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estratégias-ensino/germinacao.htm
Obs. Os nomes das partes das plantas será explorado em jogos para a construção da escrita.


Fotossíntese 
O que é?
A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do sol.
 
Processo 
Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.
 
A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.
 
O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.
 
Importância da fotossíntese
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
 
Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.
Fonte: http://www.todabiologia.com/botanica/fotossintese.htm

Importante: para finalizar a etapa 1, iremos preparar uma muda para que possam replantar com os familiares sendo uma das etapas do projeto.


2ª etapa: O que o desmatamento pode causar
Nesta etapa iremos abordar as principais causas do desmatamento e como as indústrias de grande porte fazem para fabricar seus produtos de  madeira sem que prejudiquem as áreas de mananciais.

Impacto do desmatamento: 
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?V=eu_xt1pd-ro
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?V=hddtuxwog2y

Estes vídeos irão dar a oportunidade para que os alunos exponham suas ideias em relação as indústrias e seus produtos de madeira.

Vídeo1: https://www.youtube.com/watch?V=fs_3s3grbc8
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?V=h9msdutpde0

Importante: para finalizar a etapa 2, os alunos irão conhecer o material feito de madeira “cortiça”. Faremos um quebra-cabeça de duas faces, sendo uma delas com a imagens representando o desmatamento e causas, já na outra face iremos representar a natureza toda arborizada.
Iremos solicitar antecipadamente um pedaço de cortiça (20x20 cm) aos pais.

Cortiça
É um material de origem vegetal da casca (súber) dos sobreiros (quercus suber), leve e com grande poder isolante. A razão pela qual a cortiça possui estas características é a sua composição rica em suberina, uma substância lipídica (gordurosa) que se acumula na parede celular. A presença desta substância numa primeira fase impede a entrada de agentes patogénicos e de qualquer substâncias tóxica na celula e numa fase posterior a passagem de nutrientes para a celula, causando a sua morte.
A primeira extracção da cortiça ocorre, normalmente, quando a árvore atinge entre 25 a 30 anos, sendo que a extracção ocorre nos meses de junho a agosto. Essa cortiça, por vezes com espessura considerável, recebe o nome de virgem e distingue-se substancialmente da cortiça de reprodução extraída nos períodos seguintes: é designada por secundeira na segunda tiragem e por amadia nas tiragens ou extracções subsequentes. A cortiça amadia é a de melhor qualidade, sendo por isso a mais valorizada, e a única que pode ser utilizada para o fabrico de rolhas. A partir desta fase, a cortiça é extraída a cada nove anos.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/corti%c3%a7a
Sobreiro


3ª etapa: A preservação das árvores 

Vamos iniciar a etapa 3 trocando ideias sobre de que forma podemos evitar o desmatamento clandestino, seguiremos a conversa registrando as ideias em uma lista para fixarmos na sala. 


Reciclagem de madeira gera economia e preserva o meio ambiente processo sustentável transforma resíduo em outros materiais, como bancos e mesas (foto), além de biomassa.

A reciclagem de madeira consiste no processo de transformação das sobras dessa matéria-prima em produtos utilizáveis. Em busca de evitar o desmatamento e os desequilíbrios ambientais, a prática foi popularizada no início de 1990 no brasil, mas muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios. O fato é que entulhos de madeira não podem ser encaminhados aos aterros sanitários, uma vez que podem levar centenas de anos para entrar em decomposição.
Atualmente, existem métodos diversificados para usar a madeira como resíduo e, ao mesmo tempo, colaborar com os conceitos sustentáveis. A reciclagem representa uma solução interessante ao desmatamento dos recursos naturais. Com foco nas certificações com iso e ohsas e preocupadas com a sustentabilidade, algumas empresas já trabalham reutilizando os resíduos de madeira gerados, criando novos produtos e também economizando energia na geração da biomassa, fonte de energia renovável.
A empresa Masisa, fabricante de painéis de mdf e mdp para móveis e arquitetura de interiores, tem como prática a reciclagem, coprocessamento e tratamento dos resíduos de madeira gerados em suas operações há 14 anos. O controle por meio de indicadores teve seu início em 2005 e, a cada ano, a empresa busca a redução e eliminação dos resíduos enviados para aterros, buscando sempre o destino mais digno e ambientalmente correto.
Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/reciclagem-de-madeira-gera-economia-e-preserva-o?Tag=rrr

Importante: para finalizar esta etapa antecipadamente solicitaremos aos pais 4 pedaços de cabo de vassoura desencapado em madeira (dois pedaços na vertical de 10 cm 2 dois pedaços na horizontal de 15 com), iremos reutilizar confeccionando uma porta retrato.


4ª etapa: a importância do reflorestamento 

Na etapa 4 falaremos sobre a importância do reflorestamento, iremos trocar ideias a partir do texto em anexo.

A importância de reflorestar
As atividades de reflorestamento promovem o sequestro de co2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese, permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos.
Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono, e a floresta amazônica é um grande estoque mundial de carbono pela sua área e densidade de biomassa. A floresta amazônica armazena cerca de 140 toneladas de carbono por hectare.
O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, seqüestro de co2 e redução do efeito estufa.
- As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
- Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um percentual de 15% a 50%.
- A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. Nas cidades as temperaturas costumam registrar entre 05 e 09 graus a mais do que nas regiões onde existem árvores.
- As árvores são um meio de refrigeração natural que reduz a necessidade da construção de centrais hidrelétricas e nucleares.
- Contribuem com as correntes subterrâneas e à manutenção dos rios.
- As árvores convenientemente plantadas reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.
- Servem de barreiras visuais.
- É uma fonte constante de combustível para estufas e usinas.
- O manejo planejado e controlado de florestas é uma fonte sustentável de madeira.
- As árvores de uma zona residencial ou comercial, bem colocadas e cuidadas, podem aumentar o valor dos imóveis, além de protegê-las do vento.
- As florestas têm papel, importante na preservação da fauna e da flora silvestres.

 Fonte: http://www.plantearvore.com.br/a-importancia-de-reflorestar/

Importante: para finalizar esta etapa os pais serão orientados em reunião, cada aluno levará a muda que prepararam na etapa 1 para que plantem junto com a família em alguma área que possam ter acesso, no quintal de casa em um parque etc. Os mesmos terão que registrar o momento com uma foto e enviar para a escola revelada ou impressa. O foto será anexada no porta retrato confeccionado na etapa 3.

Culminância: 
Como produto final convidarei os alunos para confeccionarmos um gibi, contando a história de acordo com as etapas que trabalhamos no semestre. Os super heróis serão as personagens que irão narrar e vivenciar esta aventura. 
Na apresentação do final de ano faremos uma pequena dramatização resumindo a história trabalhada no gibi, seguido da música. 

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