Projeto Eletivas: Cidadania

Ementa: Formar cidadãos atuantes compreendendo o seu papel na sociedade e respeitando os valores do próximo. Conhecer as leis e seus direitos, trabalhar o raciocínio crítico propondo ideias e atuando como protagonistas dentro da sociedade em que estão inseridos, exercendo os seus direitos e praticando boas ações.

Escola: 
Semestre: 
Título: Cidadania, eu e o outro!
Eixo temático: Mediação e intervenção cultural
Disciplina: Eletiva
Ano/série:
Início da vigência:
Fim da vigência:
Professor(a): 

Áreas do Conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas (História); Compreensão em leitura (Língua Portuguesa); Comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos da sociedade ou grupos (Sociologia).

Objetivos:
• Contribuir no processo de aprendizagem escolar baseado na formação dos estudantes como cidadãos responsáveis participando de uma comunidade; Fortalecer as relações de respeito e a inclusão dentro do ambiente escolar;
• Promover a solução de conflitos por intermédio de diálogos não violentos e da capacidade de reconhecer e respeitar o outro, independentemente das diferenças;
• Estimular o pensamento autônomo e reflexivo a partir do conhecimento de leis que estabelecem os direitos e deveres de um cidadão;
• Exercer seus direitos, praticar suas obrigações e contribuir para com a sociedade por meio do exercício de cidadania;
• Apresentar postura crítica e autocrítica;
• Desenvolver o espírito investigativo, através da pesquisa;
• Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe.

Habilidades a serem desenvolvidas:
• (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos;
• (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica;
• (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado;
• (EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
• (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós;
• (EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.;
• (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.);
• (EF09ER06) Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana;
• (EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato;
• (EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas;
• (EM13CHS304) Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

Conteúdo programático
Introdução à eletiva:
1. Apresentar as etapas e propostas da nossa eletiva, propor a confecção de um diário de bordo ou caderno de aula, para que os alunos possam realizar as atividades que serão trabalhadas.
2. Estabelecer algumas regras de convívio para o decorrer das aulas de eletivas e contribuir para o bom relacionamento entre os alunos.

Eu e os outros:
1. Refletir sobre quem sou eu, as partes que compõem a minha personalidade e sobre como cada um de nós é único em nossas diferenças (ouvir a música Ciranda da Bailarina “Chico Buarque”, em seguida encontrar semelhanças e diferenças entre os colegas). A ideia desta atividade é demonstrar a diversidade das pessoas.
2. Refletir sobre o conceito de cultura e sobre a sua importância na formação das sociedades atuais.

Tomando decisões:
1. Identificar quais aspectos da sua vida os alunos têm maior poder de decisões e a sua importância para a autoestima e o exercício da cidadania;
2. Refletir sobre a empatia e sobre como as relações humanas e a confiança cidadã são danificadas.

Conhecendo nossos direitos e deveres:
1. Introduzir os direitos e deveres humanos fundamentais de acordo com a Constituição Brasileira;
2. Refletir e debater sobre como os direitos fundamentais são interpretados e praticados no cotidiano das nossas sociedades. Apontar os principais problemas que a sociedade enfrenta.

Apresentação da proposta:
1. Propor aos alunos uma pesquisa prévia sobre os pontos principais em que a sociedade enfrenta, falar sobre os direitos que não são exercidos;
2. Separar a classe em grupos e propor que escolham um desses direitos, aportar os fatos em um diagrama.
• Frase norteadora: O porque este direito é violado e como podemos reverter isso?

A Democracia no Brasil:
1. O que é democracia?;
2. Compreender como funciona a democracia e refletir sobre o papel do cidadão em meio a sociedade.

Execução da proposta:
1. Referente ao direito que o grupo escolheu no qual "não é exercido", elabore uma solução de como poderíamos resolver de forma pacífica, trazendo benefícios ou harmonia para ambas as partes.

Atitude Cidadã:
1. Identificar e entender as diferentes formas de Cidadania em uma sociedade que compartilha um espaço cívico comum. Apontar em cartazes realizados pelo grupo.

Revisão da Eletiva: Cidadania, eu e o outro!
1. Nesta aula vamos rever todos os tópicos abordados da Eletiva, responderei as dúvidas dos alunos e realizarão um texto sobre o que entenderam das aulas trabalhadas.

Execução da proposta:
1. Resultado: Apresentação do direito violado
2. Questões avaliativas referente a cada assunto:
• Motivo da escolha?
• Em qual momento você como cidadão se sentiu em ter seu direito violado?
• Você cumpre os seus deveres contribuindo para uma boa sociedade?

Execução da proposta:
1. Organizar como os grupos irão apresentar a proposta, ou seja, se será de forma teatral, em vídeo, curta-metragem etc.
2. Definido por votação nas próximas aulas vamos organizar e iniciar a produção para a culminância.

Recursos didáticos:
• Sala do Acessa;
• Fotos e atividades impressas;
• Espaço: pátio;
• Caixa de som;
• Televisão.

Cronograma das aulas:
• Planejamento
• Acolhimento
• O quê é Eletiva? E qual é o seu objetivo?
• Conhecendo mais sobre os alunos.
• Dinâmica: relações humanas
• Eu e os outros
• Tomando decisões
• Conhecendo nossos direitos e deveres
• Apresentação da proposta
• A Democracia no Brasil
• Atitude Cidadã
• Revisão da Eletiva: Cidadania, eu e o outro!
• Execução da proposta
• Avaliação final da Eletiva

Culminância:
Os alunos terão que escolher um direito no qual "não é exercido", elaborar uma solução de como poderíamos resolver de forma pacífica, trazendo benefícios ou harmonia para ambas as partes. Esta proposta será apresentada em forma teatral, curta-metragem, entrevista em vídeo, etc. Será feita uma votação para definir.

Avaliação:
Participação de cada aluno na Eletiva proposta, elaboração das atividades e execução das apresentações.

Material de apoio:
• Atividades e figuras impressas;
• Cartolinas;
• TNT;
• Eva.

Bibliografia:
http://www.auschwitzinstitute.org/pt-br/cidadania-e-democracia-desde-escola/
http://www.auschwitzinstitute.org/wp-content/uploads/2022/02/INSTITUTO-AUSCHWITZ_Cidadania-e-Democracia_F-1.pdf

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