Projeto Leitura - Ensino fundamental, anos iniciais

TEMA: POEMA 
5º Ano - Anos Inicias 
Professoras: Paula e Simone
Música que será trabalhada: 
O homem que não tinha nada. (Projota, Negra Li)

JUSTIFICATIVA 
A realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Os vídeos interativos ganharam espaço na vida de milhares de pessoas, aspectos como vídeo games, programas de televisão, aplicativos de vídeos e serviços de streaming já fazem parte da rotina de crianças e adolescentes. 
O fácil acesso a estes tipos de interatividade, têm ocasionado pouco interesse para a leitura e a falta de incentivo familiar reforça mais esta questão. Isso dá se por muitos motivos, mas o mais comum é a falta de tempo devido a rotina de trabalho dos familiares.   
Sabemos que, o hábito de leitura dependem de outros elos no processo de educação. Sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, interpretar, criticar, analisar e expor suas ideias. Mostrar a importância da leitura para os nossos alunos é fundamental, um horizonte totalmente amplo para qualquer área da vida.
 
OBJETIVOS
Despertar nos alunos o prazer em ler e proporcionar a ampliação do vocabulário, desenvolver a competência leitora, atenção e capacidade de concentração na formação de leitores críticos.

ATIVIDADE DESENCADEADORA
Apresentar   aos alunos a música em sala de aula e compartilhar no grupo a proposta. Após a música vamos fazer uma roda de conversa e anotar os pontos mais importantes e debater sobre eles.
Material: rádio ou celular.

1ª ETAPA: Poema
Proposta: explicar o que é um poema e sua estrutura.
Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos. Introduzidos pelo sentido das frases e mais raramente em conversa em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. (Wikipédia)
Estrutura: A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.
Material: 10 cartolinas 
Obs. Em grupos propor o registro de partes da música em cartazes com ilustrações.  

2ª ETAPA: O que são gêneros textuais? 
Proposta: explicar o que são gêneros textuais.
Diferente do gênero literário, o gênero textual se refere às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer. (Wikipédia)
Material: diferentes tipos de gêneros textuais. 
Obs. No final apresentar a letra escrita da música que será trabalhada. 

3ª ETAPA: Significados de palavras
Proposta: Ler com os alunos cada parte da música como poema, intercalar a leitura e anotar as palavras que apresentarem dúvidas do significado. Listar cada uma delas e solicitar a procura nos dicionários.  
Material: dicionários e sulfites 

 4ª ETAPA: A importância da leitura.
Proposta: Explicar a importância da leitura em qualquer área da vida.
“A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.” (fonte: https://www.redeicm.org.br/purissimo/a-importancia-de-se-cultivar-o-habito-da-leitura/)
Obs. Pedir para os alunos escolherem uma estrofe e produzirem um texto. 

PRODUTO FINAL
No produto final os alunos irão apresentar a música cantada entre meninos e meninas, farão as duas vozes como na música original.   

Comentários

Postagens mais vistas

Projeto Eletivas: Profissões, a escolha certa

Projeto Eletivas: Literatura e suas Artes

Projeto Eletivas: Cidadania