Clube do Livro
1⁰ Clube do Livro
(incentive a leitura)
PROFESSORES PARTICIPANTES:
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua portuguesa
Nº AULAS PREVISTAS:
SÉRIES/ANOS:
DATA DE INÍCIO DO PROJETO:
DATA DE TÉRMINO DO PROJETO:
JUSTIFICATIVA:
Oferecer aos estudantes da Escola Estadual Generoso Alves de Siqueira, uma oportunidade, em que o aluno possa expor suas habilidades, expressar seus sentimentos e, resgatar o gosto pela leitura, tornando o ambiente escolar mais prazeroso.
OBJETIVO:
⦁ Estimular os estudantes a desenvolverem o hábito e o gosto pela leitura com atividades lúdicas e participativas sobre o enredo da obra escolhida, envolvendo alunos e professores.
⦁ Desenvolver o pensamento criativo durante as trocas de ideias.
⦁ Propor momentos de diálogos.
⦁ Estimular os estudantes a expressarem suas ideias, opiniões e experiências.
HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS:
⦁ Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
⦁ Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor e aluno.
⦁ Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
⦁ Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
⦁ Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural.
⦁ Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros (resenhas, entrevistas, jornal, etc.).
⦁ Exercitar a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões, considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.
⦁ Falar em público expressando sua opinião e relatando experiências.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Metodologia: Escolher um livro, ler e trocar ideias sobre a leitura.
Desenvolvimento: Após formar o grupo, o “Clube do livro”, os alunos deverão preencher a autorização todas as vezes que forem participar. Reunir os alunos na sala de leitura para a escolha do livro, daremos um período de 30 dias para concluírem a leitura. No próximo mês nos reuniremos novamente, iremos trocar ideias sobre a obra escolhida e lançar perguntas norteadoras conforme for a temática. Repetiremos este ciclo uma vez ao mês.
Para a recepção dos alunos, o ideal é deixar a sala de leitura mais acolhedora e entregar um lembrança deste primeiro dia, temos sugestões em anexo. Espero que gostem!
MATERIAL DE APOIO/DIDÁTICO/RECURSOS TECNOLÓGICOS:
Livros do acervo da escola e digitais.
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Participação.
Observar a evolução dos alunos de acordo com as habilidades a serem alcançadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Habilidades:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Professoras: Paula e Vanessa
Comentários
Postar um comentário