Projeto Leitura: O Doutor Sabe-Tudo

Escola: 
Professor: 
Componente Curricular:
Ano/Série:
 
Justificativa:  
A leitura é uma das habilidades indispensáveis para a sociedade, além de diversos contextos que as englobam, como por exemplo: interpretação e compreensão de textos de modo global; a comunicação; a evolução do pensamento crítico; da argumentação; o senso estético e artístico etc. Neste projeto usaremos estratégias descontraídas para que motive o aluno a recuperar e/ou despertar o gosto pela  leitura envolvendo as obras em geral. Vamos utilizar este momento para relaxar, divertir, ao mesmo tempo em que promovem a ampliação do vocabulário e da capacidade cognitiva. 

História:
O Doutor Sabe-Tudo

Objetivos: 
Despertar e estimular o gosto pela leitura, pensamento crítico; Ler e compreender o que se passa no texto; Trabalhar a interpretação de forma global; Ampliar o vocabulário; Estimular o pensamento e raciocínio.

Habilidades: 

H 01 (EF35LP03) – Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

H 02 (EF15LP03) - Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.

H 12 (EF05LP15A) - Ler e compreender notícias, reportagens, entre outros textos do campo da vida pública.

(EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala, indicações cênicas e a organização do texto (enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência).


Conteúdo

Ficha de leitura;

Atividade de cruzadinha em dicas;

Recriando o conto em quadrinhos;

Caixa do conto;

Encontro estourado;

Dado da interpretação;

Bingo das frases;

Caixa surpresa;

Produto final: Conto na caixa.


Material didátido/apoio:

Manual do professor:

João e Maria e outros contos de Grimm.

Conto: O Doutor Sabe-Tudo, Página 19.

4ª Edição – 2018.


Metodologia/desenvolvimento do projeto: 

Metodologia: Jogos, leituras, adivinhas, dinâmicas, atividades de registros, cartazes com textos.

Data: ___/___/___ Ficha de leitura

Desenvolvimento: Vamos dar início apresentando a história a ser trabalhada, cada aluno irá receber um exemplar da obra escolhida e terão um momento para fazer a leitura e conhecer o autor que a escreveu. Na sequência faremos a ficha de leitura com as seguintes informações: Título, autor, personagens, temática, uma parte da história que gostaram e um registro em desenho sobre o conto. Nesta atividade o objetivo é auxiliar na compreensão do conto e desenvolver as principais ideias de um resumo.

Data: ___/___/____ Cruzadinha de palavras com dicas referentes ao conto

Desenvolvimento: Vamos dar início a aula relembrando aos fatos principais da história, na sequência farei a leitura com entonação. Em seguida, apresentarei a proposta de atividade, a cruzadinha já terá a sequência numérica para que os alunos reflitam e preencham de acordo com o sorteio das dicas. Todas elas serão referente ao conto, por exemplo: “Sou o Doutor  Sabe-Tudo – Garanto que sei tudo mesmo!” – Em qual profissão o João Ninguém se referiu nesta brincadeira? Resposta: Médico.

Assim que os alunos identificarem terão que preencher as lacunas do número referente ao envelope da resposta.

Data: ___/___/___ Caixa do conto

Desenvolvimento: Dentro da caixa teremos vários objetos que fazem parte do conto trabalhado. Os alunos serão divididos em grupos e terão que recontar a história oralmente de acordo com cada objeto tirado da caixa, um dos integrantes do grupo ficará responsável em ir anotando os relatos de acordo com o sorteio. Irão finalizar organizando os registros em um folha separada, em texto e de forma coerente.

Data: ___/___/___ Bingo das frases

Desenvolvimento: Devido ao recesso escolar iremos retomar a leitura do texto, cada aluno irá receber um exemplar da obra trabalhada e terão um momento para fazer a leitura. Na sequência, apresentarei a proposta do “Bingo das frases”, será entregue uma atividade em cartela e pedaços retangulares com os trechos do conto proposto para cada aluno. E também todos os trechos estarão em um saco para sorteio, e o primeiro aluno que finalizar a cartela colando seus trechos sorteados terá que levantar a bandeira amarela e ler o que concluiu.

Data: ___/____/____ Recriando o conto em quadrinhos

Desenvolvimento: A proposta desta atividade é que os alunos recriem o conto da forma em quadrinhos, eles devem fazer um esboço primeiramente.  Para cada grupo será entregue três folhas brancas (Cartão), passarão os quadrinhos a limpo e faremos um painel para expor os trabalhos realizados. A intenção é que os alunos explorem a criatividade e coesão da história envolvendo o que entenderem da leitura.

Data: ___/___/___  Encontro estourado

Desenvolvimento: No encontro estourado teremos todos os trechos dos contos dentro das bexigas que estarão numeradas, em equipe os alunos irão escolher um número para estourar e descobrir qual trecho tirou (Cada grupo receberá um saco com as bexigas numeradas). Sobre a mesa terão o cartaz e conforme forem estourando as bexigas irão organizando o conto, a primeira equipe que finalizar terá que levantar a bandeira branca e realizar uma leitura compartilhadas com todos equipe.

Data: ___/___/___ Dado da interpretação

Desenvolvimento: Nesta proposta de atividade os alunos terão três dados grandes com perguntas referente ao conto, irei convidar um aluno para jogar o dado e o outro para responder a pergunta sorteada, o mesmo será registrado em folha de atividade. A cada questão respondida corretamente as equipes ganharão um ponto. A equipe vencedora no final do projeto fica livre da avaliação final, ou ganhará ponto de compensação de notas.

 

Data: ___/___/___ Caixa Surpresa

Desenvolvimento: Neste dia irei disponibilizar caixas nas quais algumas terão um trecho do conto e outras algo surpresa em que estimule o aluno na questão de preferir retirar o texto para a leitura, vou colocar objetos que causem algumas sensações nos alunos (objetos gelados, ásperos, macios etc.). Os Nomes serão sorteados, porém o aluno não será obrigado a participar, caso não queira dou continuidade ao sorteio.

Data: ___/___/___ Produto final

Desenvolvimento: Para o produto final, cada grupo irá criar uma caixa que ao abrir na tampa ao lado de dentro terá o trecho do conto e dentro da caixa algo que seja referente ao texto. A caixa deverá ser decorada de acordo com a criatividade e capricho de cada grupo. 

Avaliação:
Vai de acordo com o critério do professor 

Bibliografia: 

BNCC - Habilidades 

Grimm, João e Maria e outros contos de .

Conto: O Doutor Sabe-Tudo, Página 19.



Comentários

Postagens mais vistas

Projeto Eletivas: Profissões, a escolha certa

Projeto Eletivas: Literatura e suas Artes

Projeto Eletivas: Cidadania