Projeto Leitura: O Doutor Sabe-Tudo
Professor:
H 01 (EF35LP03) – Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
H 02 (EF15LP03) - Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.
H 12 (EF05LP15A) - Ler e compreender
notícias, reportagens, entre outros textos do campo da vida pública.
(EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala, indicações cênicas e a organização do texto (enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência).
Ficha de leitura;
Atividade de cruzadinha em dicas;
Recriando o conto em quadrinhos;
Caixa do conto;
Encontro estourado;
Dado da interpretação;
Bingo das frases;
Caixa surpresa;
Produto final: Conto na caixa.
Manual do professor:
João e Maria e outros
contos de Grimm.
Conto: O Doutor
Sabe-Tudo, Página 19.
4ª Edição – 2018.
Metodologia/desenvolvimento do projeto:
Metodologia:
Jogos, leituras, adivinhas, dinâmicas, atividades de registros, cartazes
com textos.
Data: ___/___/___ Ficha de leitura
Desenvolvimento: Vamos dar início apresentando a
história a ser trabalhada, cada aluno irá receber um exemplar da obra escolhida
e terão um momento para fazer a leitura e conhecer o autor que a escreveu. Na
sequência faremos a ficha de leitura com as seguintes informações: Título,
autor, personagens, temática, uma parte da história que gostaram e um registro
em desenho sobre o conto. Nesta atividade o objetivo é auxiliar na compreensão
do conto e desenvolver as principais ideias de um resumo.
Data: ___/___/____ Cruzadinha de palavras
com dicas referentes ao conto
Desenvolvimento:
Vamos dar
início a aula relembrando aos fatos principais da história, na sequência farei
a leitura com entonação. Em seguida, apresentarei a proposta de atividade, a
cruzadinha já terá a sequência numérica para que os alunos reflitam e preencham
de acordo com o sorteio das dicas. Todas elas serão referente ao conto, por
exemplo: “Sou o Doutor Sabe-Tudo –
Garanto que sei tudo mesmo!” – Em qual profissão o João Ninguém se referiu
nesta brincadeira? Resposta: Médico.
Assim que os alunos identificarem terão que
preencher as lacunas do número referente ao envelope da resposta.
Data: ___/___/___ Caixa do conto
Desenvolvimento:
Dentro da caixa teremos vários objetos que fazem parte do conto trabalhado. Os
alunos serão divididos em grupos e terão que recontar a história oralmente de
acordo com cada objeto tirado da caixa, um dos integrantes do grupo ficará responsável
em ir anotando os relatos de acordo com o sorteio. Irão finalizar organizando
os registros em um folha separada, em texto e de forma coerente.
Data: ___/___/___ Bingo das frases
Desenvolvimento: Devido ao recesso escolar iremos
retomar a leitura do texto, cada aluno irá receber um exemplar da obra
trabalhada e terão um momento para fazer a leitura. Na sequência, apresentarei
a proposta do “Bingo das frases”, será entregue uma atividade em cartela e
pedaços retangulares com os trechos do conto proposto para cada aluno. E também
todos os trechos estarão em um saco para sorteio, e o primeiro aluno que
finalizar a cartela colando seus trechos sorteados terá que levantar a bandeira
amarela e ler o que concluiu.
Data: ___/____/____ Recriando
o conto em quadrinhos
Desenvolvimento: A proposta desta atividade é que os
alunos recriem o conto da forma em quadrinhos, eles devem fazer um esboço
primeiramente. Para cada grupo será
entregue três folhas brancas (Cartão), passarão os quadrinhos a limpo e faremos
um painel para expor os trabalhos realizados. A intenção é que os alunos
explorem a criatividade e coesão da história envolvendo o que entenderem da
leitura.
Data: ___/___/___ Encontro
estourado
Desenvolvimento: No encontro estourado teremos todos os
trechos dos contos dentro das bexigas que estarão numeradas, em equipe os
alunos irão escolher um número para estourar e descobrir qual trecho tirou
(Cada grupo receberá um saco com as bexigas numeradas). Sobre a mesa terão o
cartaz e conforme forem estourando as bexigas irão organizando o conto, a primeira
equipe que finalizar terá que levantar a bandeira branca e realizar uma leitura
compartilhadas com todos equipe.
Data: ___/___/___ Dado
da interpretação
Desenvolvimento: Nesta proposta de atividade os alunos
terão três dados grandes com perguntas referente ao conto, irei convidar um
aluno para jogar o dado e o outro para responder a pergunta sorteada, o mesmo
será registrado em folha de atividade. A cada questão respondida corretamente
as equipes ganharão um ponto. A equipe vencedora no final do projeto fica livre
da avaliação final, ou ganhará ponto de compensação de notas.
Data: ___/___/___ Caixa Surpresa
Desenvolvimento: Neste dia irei
disponibilizar caixas nas quais algumas terão um trecho do conto e outras algo
surpresa em que estimule o aluno na questão de preferir retirar o texto para a
leitura, vou colocar objetos que causem algumas sensações nos alunos (objetos
gelados, ásperos, macios etc.). Os Nomes serão sorteados, porém o aluno não
será obrigado a participar, caso não queira dou continuidade ao sorteio.
Data: ___/___/___ Produto final
Desenvolvimento: Para o produto final, cada grupo irá criar uma caixa que ao abrir na tampa ao lado de dentro terá o trecho do conto e dentro da caixa algo que seja referente ao texto. A caixa deverá ser decorada de acordo com a criatividade e capricho de cada grupo.
Grimm, João e Maria e outros contos de .
Conto: O Doutor Sabe-Tudo, Página 19.
Comentários
Postar um comentário