Projeto Eletivas: Curta-metragem
Curta-metragem Ementa: Trabalhar a sensibilidade entre os detalhes que compõem uma produção de um filme com duração de até 30 segundos. Considerando-se a variedade de saberes apresentados nos filmes, é possível transcender a simples utilização do curta-metragem com estímulo audiovisual, discussões que textualizam valores e ideologias durante as produções do filme.
Escola:
Disciplina: Eletiva
Semestre:
Ano:
Título: Curta-metragem
Tema: Cinema
Áreas do Conhecimento/Disciplinas: História; Música, Artes e suas Tecnologias; Linguagem oral e não-verbal.
Professores:
Eixos temáticos: Processos Criativos
Justificativa: Para desenvolver a habilidade de crítica social e política entre os estudantes, é necessário orientá-los sobre a importância da prática de pesquisas e leituras sobre assuntos relacionados à sociedade em que estão inseridos. A ideia do Curta-metragem é motivar e despertar esta habilidade de forma descontraída e inovadora. Contudo, incluindo a tecnologia, criatividade e a sensibilidade da produção do filme relacionado a vida real e a mensagem no qual os estudantes querem passar.
Objetivos Gerais: Estimular a análise dos detalhes que compõem o curta-metragem, sua evolução e tecnologias que a compõem; Concentrar atenção nos fenômenos visuais que estão acontecendo na atualidade, no uso social, afetivo, político-ideológico, entre outras questões das imagens e nas práticas culturais que emergem dos usos dessas imagens; Criar um ambiente propício para o observar e o fazer artístico; Possibilitar aos alunos o contato significativo com o universo cinematográfico, visando à sua formação sociocultural no âmbito escolar; Oportunizar a aprendizagem e a experimentação de produção audiovisual, ampliando o horizonte cultural dos jovens, com o objetivo de despertar a visão crítica e o protagonismo juvenil.
Objetivos Específicos:
Despertar o conhecimento sobre a história do curta-metragem e sua arte;
Despertar o gosto pela pesquisa e leitura;
Conhecer, analisar as produções do curta-metragem;
Estimular a integração, cooperação e afetividade entre os estudantes;
Trabalhar a desenvoltura;
Estimular a criatividade.
Habilidades do currículo:
Habilidade Articuladora (EF01AR23) – Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. – Processos de criação.
Música (EF05AR13) Apreciar jingles, vinheta, trilha de jogo eletrônico, trilha sonora etc., analisando e reconhecendo seus usos e funções em diversos contextos de circulação. – Contextos e criação.
Teatro (EF05AR22) Experimentar, com respeito e sem preconceito, possibilidades criativas de movimento e voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos. Processos de criação.
Artes Visuais (EF06AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. – Processos de Criação.
Teatro (EF07AR30) Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador. – Processos de criação.
Habilidades da Matriz de Referência do SARESP:
H17 – Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos ou gerar uma mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.
H22 – Identificar as formas verbais e/ou pronominais decorrentes da mudança de foco narrativo (de terceira para a primeira pessoa, ou vice-versa).
H01 – Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal.
H34 – Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
H17 – Reconhecer a importância da utilização da mídia para o conhecimento histórico.
Conteúdo Programático:
1) Sobre o curta-metragem: o que é, como surgiu e o seu objetivo (Assistiremos a dois curtas-metragens);
2) Estudar a sequência produção de curtas-metragens;
3) Assistiremos a sequências de curtas-metragens, em seguida realizaremos a reflexão de cada um deles sobre: o assunto, música, cenas e sequências, tipos de linguagens, efeitos especiais e moral do curta.
4) Assistiremos ao curta-metragem: (Escolher um Curta-metragem de acordo com o tema abordado) em seguida, irão interpretar em atividade com um questionário sobre o curta.
5) Divisão dos grupos e pesquisa sobre os últimos acontecimentos do mundo social, político e econômico (sala de informática);
6) Definição dos temas (o tema deve ser referente a pesquisa realizada) e elaboração do roteiro com os seguintes tópicos: tema elaborado, onde, quando, como, tempo de vídeo, personagens (pessoas ou desenho) e mensagem que irão passar
7) Elaboração da história do curta-metragem;
8) Conhecendo e manuseando o App – In Shot, apresentação do aplicativo em slides para os alunos conhecerem como funciona a edição;
9) Início das gravações em grupo já explorando a história elaborada;
10) Continuação das gravações;
11) Continuação das gravações;
12) Edição do curta-metragem;
13) Edição do curta-metragem;
14) Apresentação do curta-metragem para os colegas e professora, revisando os últimos detalhes.
Recursos Didáticos:
Televisão; Microfone; Caixa de som; Computador ou Notebook (acesso à internet); Celular (Aplicativo-InShot); Folhas de sulfite; Lousa branca.
Duração: Duas aulas de 45 minutos para cada conteúdo.
Culminância: Apresentação do curta-metragem de cada Grupo.
Avaliação: Participação e desempenho dos alunos no desenvolvimento da proposta.
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