Projeto Eletivas: Empreender
Ementa: Discutir e analisar o perfil, habilidades e competências que caracterizam um empreendedor e que são destacadas na atualidade. Observar meios de identificar oportunidades, como atrair um time engajado e refletir sobre o papel do seu negócio na sociedade e futuro da empresa. O empreendedorismo é mais que ter um negócio próprio, é ter atitude, iniciativa, criatividade.
ESCOLA:
Disciplina Eletiva
Semestre:
Ano:
Título: Empreender, uma visão criativa!
Tema: Profissões
Áreas do Conhecimento/Disciplinas: Matemática – cálculos financeiros; Sociologia – formação sociocultural, ética, princípios e valores; Língua Portuguesa – expressão oral e linguagem verbal; Tecnologia – manuseio e interpretação de formas matemáticas.
Turma: Anos finais e Ensino Médio
Professores:
Eixo temático: Empreendedorismo
Objetivos Gerais:
Estimular no estudante, a organização de suas ideias para troca de informações com o profissional empreendedor, traçar planos, tomar decisões e ter atitudes inovadoras de gerenciamento de sua vida desenvolvendo um espírito criativo e determinado, buscando novos caminhos e soluções para sua formação profissional e pessoal, enfatizando a importância de desenvolver e potencializar o seu projeto de vida.
Justificativa:
O Brasil segundo dados estatísticos é um dos países em que mais se empreendem, mas muito desses empreendimentos não obtém o sucesso desejado. Alguns fatores que contribuem para esses altos índices são a falta de conhecimento na hora de empreender, falta de planejamento estratégico, estudo de caso entre outros fatores.
Habilidades do currículo:
- (EM13MAT101) Interpretar situações econômicas, sociais e das Ciências da Natureza que envolvem a variação de duas grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação com ou sem apoio de tecnologias digitais.
- (EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
- (EF04MA03) consiste em: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
- (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
- (EF04LP07) - Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
- (EF06LP04) consiste em: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
Conteúdo Programático:
Aula 1: Apresentação da eletiva com o tema: Na sua opinião como é o perfil de uma pessoa empreendedora?
Aula 2: O que é um plano de negócio? ;
Aula 3: Princípios para abrir uma empresa;
Aula 4: Os ramos estão mais visíveis na mídia;
Aula 5: Missão, Visão e Valores;
Aula 6: O que é Código de defesa do consumidor? ;
Aula 7: Como utilizar uma ferramenta de divulgação online;
Aula 8: Como calcular o preço do produto/serviço;
Aula 9: Trabalhando o Marketing;
Aula 10: Como se direcionar ao cliente;
Aula 11: Como criar o “rosto” da minha empresa;
Aula 12: Como ser competitivo;
Aula 13: Culminância: Criando o “rosto” da minha empresa.
Aula 14: Desenvolvimento da culminância;
Aula 15: Desenvolvimento da culminância;
Aula 16: Desenvolvimento da culminância.
Metodologias:
Trocas de ideias e debates; pesquisas na sala de informática; trabalhar a criatividade os incentivando durante o percurso da eletiva; vídeos; manuseio de aplicativos e livros.
Recursos didáticos necessários:
- Materiais dos alunos;
- Televisão;
- Sala de informática;
Duração:
Duas aulas de 45 minutos.
Culminância:
Criando meu próprio negócio é uma experiência em que os alunos colocarão em prática as propostas trabalhadas durante a eletiva deste bimestre, cada grupo irá desenvolver uma ideia de negócio para expor como culminância. Os desafios serão a criatividade, o trabalho em equipe, apresentação do projeto e a estratégia de como eles irão captar seus clientes.
Avaliação:
Participação de cada aluno na Eletiva apresentada, elaboração, envolvimento entre a equipe, entrega de atividades e execução das apresentações.
Referências:
https://elos360.com.br/index.php/2017/02/20/qual-e-diferenca-entre-principios-e-valores-e-o-que-isso-tem-ver-com-sua-vida/#:~:text=Os%20princ%C3%ADpios%20d%C3%A3o%20base%20para,as%20decis%C3%B5es%20e%20as%20a%C3%A7%C3%B5es.
Empreendedorismo: módulo básico/ organização Mauro Roberto Claro de Souza.\u2013 São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/
Comentários
Postar um comentário