Eletivas: Projeto água
Justificativa
O futuro dos seres humanos e milhares de seres vivos podem ficar comprometidos devido à escassez da água, e que hoje reflete por virtude das ações sem conscientização do homem. A partir deste problema que hoje estamos vivenciando aprimorar o conhecimento dos alunos e conscientizá-los a preservarem este recurso tão importante para nossas vidas e essencial na grade curricular e a nossa proposta para o projeto anual deste ano é desenvolver com os alunos as questões relativas da água como: o ciclo da água, estados físicos, a importância da água para os seres humanos, importância biológica, escassez etc. Deve ser desenvolvido proporcionado uma grande diversidade de experiências para que possam de conscientizar e entender que eles são também responsáveis pelo futuro e que algo pode ser feito se cada um valorizar este bem tão precioso.
Objetivos
Ajudar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água; Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída; Entenderem fisicamente e quimicamente de como a agua é formada etc.
Habilidades:
(EF02GE11)-Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
(EF03GE09)-Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em
atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e
discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03GE10)-Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na
geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água
potável.
(EF05CI02)-Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para
explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no
clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no
equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI04)-Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades
cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
Atividade norteadora:
Para que os alunos se interajam sobre o assunto que iremos estudar assistiremos ao vídeo do link abaixo:
Https://www.youtube.com/watch?V=rjmrcxy4vws
Após o vídeo iremos discutir sobre o que entenderam e apresentarei o nosso projeto solicitando as pesquisas com a família.
1ª etapa: Água
Pesquisa
Nesta etapa para que os alunos se interajam sobre o assusto que iremos trabalhar, antecipadamente solicitaremos aos pais pesquisas sobre a água seguindo os seguintes tópicos:
- O ciclo da água
- Os três estados físicos da água
- Oceanos, rios e lagos
- A utilidade da água para os seres vivos e
seres humanos
- A seca dos últimos tempos
Faremos uma roda com trocas de ideias para que os alunos exponham suas pesquisas e opiniões. Primeiramente deixarei que se condicionem ao assunto, em seguida, questionarei sobre o que pesquisaram e por quê?
Iremos separar todas as pesquisas por etapas de acordo com o projeto, convidarei os alunos para confeccionarem um painel.
2ª etapa: Propriedades físicas e químicas e sua ocorrência
Falaremos sobre as propriedades físicas e químicas da água de forma concreta e divertida. Primeiramente convidarei os alunos a construírem uma molécula de água com massa de modelar e palitos.
Na confecção
explicarei as etapas da formação da molécula:
“Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água. Os átomos de oxigênio aproximam de forma mais efetiva (os elétrons), que dessa forma permanecem mais juntos dele. A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar.” (Mostrar o exemplo do imã).
Para os alunos entenderem os estados da água
levarei para classe os três estados físicos da água e como as moléculas se
formam:
Estado líquido
Formação da molécula
A água propriamente dita, água que utilizamos em nosso dia a dia (fazer uma lista com os alunos).
Estado sólido da água
Formação da molécula no estado solido da água
Em uma temperatura baixa a água fica mais densa formando-se o gelo. (Listar com os alunos onde podemos encontrar o gelo)
Estado gasoso da água
Formação da molécula do estado gasoso
“(...)
Nesse processo, as moléculas do líquido são afastadas de seus aglomerados, e
isso requer energia. A quantidade de energia por unidade de massa para que
a mudança de fase ocorra é chamado de calor
de transformação.” (Listar com os alunos, onde pode haver um super aquecimento
e passar de estado líquido para gasoso ou solido para gasoso)
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/vaporiza%c3%a7%c3%a3o)
4ª etapa: O ciclo da água
Primeiramente questionarei os alunos se eles
conhecem como é o ciclo da água e se já viram ou ouviram falar. Em seguida,
farei a leitura do texto.
Texto informativo
A
água circula pela atmosfera e litosfera através de um ciclo hidrológico. A radiação
solar incidente sobre os oceanos fornece energia suficiente para que ocorra
a evaporação, passando assim a formar parte da atmosfera e
circular conforme os ventos dominantes. Ao atingir camadas mais frias, o vapor
se condensa, formando nuvens, aglomerações de gotículas de água líquida ou mesmo
gelo.
O vento transporta as nuvens para outras regiões, onde, sob certas condições, ocorre a precipitação sob a forma de chuva, granizo ou neve. Esta precipitação pode acontecer sobre as geleiras, onde são incorporados às massas de gelo existentes, sobre os oceanos e sobre os continentes. Neste último caso, a água escoa sobre o solo, abastecendo rios e lagos, ou infiltra-se para as camadas inferiores do solo, onde constitui as águas subterrâneas que normalmente emergem à superfície como pontos de descarga de aquíferos. Os fluxos de água líquida normalmente seguem em direção ao oceano.
Contudo, parte da água sobre o continente sofre ainda o
processo de evapotranspiração, causado pela evaporação
direta da água sobre o solo, de rios e lagos e também pelo processo de transpiração das plantas, retornando, assim, à atmosfera. De fato mais de três
quartos da precipitação que ocorre no planeta acontece sobre o oceano, embora a
quantidade evaporada seja ainda maior, o que permite a distribuição de parte da
água sobre os continentes.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua)
Para que os alunos entendam com mais clareza sobre o ciclo da água, convidarei os para confeccionarem uma maquete simbolizando o assunto.
5 ª etapa: O planeta terra
Nesta etapa falaremos sobre o planeta terra,
explicarei para os alunos onde se localiza como é conhecido, do que é formada,
suas camadas e do que é composta. (listar com os alunos do que a terra é
composta).
Texto informativo
O planeta terra está localizado no sistema
solar, sendo o terceiro mais próximo do sol, dos oito planetas que o compõem. O
“planeta azul” como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos
oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do planeta. Composta
por cinco continentes, a área seca tem 148.647.000 km2. Já os oceanos têm uma
área estimada de 361 milhões de km2, abrigando diversas formas de vida, animais
e plantas aquáticos. É único planeta do qual se tenha notícia de ter seres
vivos.
Em nível espacial, tem uma característica
bastante importante para que haja vida em seu interior: a existência de
atmosfera. É composta por vários gases, sendo o nitrogênio, o oxigênio e o
argônio os três principais gases da atmosfera. Ela serve para vários fins,
entre eles, proteger a terra de raios ultravioletas e prover oxigênio para a
respiração dos seres vivos. A terra realiza os movimentos de translação, que é
o movimento em torno do sol, durando 365 dias (um ano) e o movimento de
rotação, movimento em torno de seu próprio eixo, que dura cerca de um dia (24
horas).
A terra tem várias camadas para dentro. A crosta é a camada mais externa e onde vivemos. Ela, junto a uma camada acima do manto, é chamado de litosfera, que é totalmente sólida. Abaixo existe o manto, uma camada composta de silício, ferro e magnésio. O mais interno é o núcleo, que tem uma parte líquida e outra sólida, mesmo estando às altíssimas temperaturas.
Na região da litosfera é que estão localizadas as placas tectônicas. Essas placas
são pedaços de litosfera que ocupam toda terra. A terra tem sete grandes placas
tectônicas e muitas outras menores. Elas ficam umas “encaixadas” nas outras e
essa área que está entre uma placa e outra são os pontos de ocorrência de
terremotos e de vulcões. Isso porque quando uma placa “fricciona” a outra, os
resultados podem ser vulcões ativos, terremotos, tsunami entre outros.
Sua forma não é perfeitamente
arredondada, mas sim um pouco achatada e inclinada, cerca de 23 graus. Essa inclinação,
aliás, influencia, junto à translação, para determinar as estações do ano (inverno,
verão, outono e primavera). Tem uma massa de, aproximadamente, 5, 973.1024 e
volume em torno de 1,083. 1012. É o maior dos planetas sólidos, já que os
outros planetas maiores que a terra, no sistema solar, são gasosos. Tem em si
várias linhas imaginárias, como os trópicos de capricórnio, de câncer, a linha
do equador (linha que corta a terra ao meio dividindo-a em norte e sul) e o
meridiano de greenwich (também cora a terra ao meio, mas desta vez na vertical,
dividindo em lados leste e oeste). Não são somente essas linhas, existem vários
trópicos e meridianos, ajudando, por exemplo, a definir o fuso-horário nas diferentes
cidades do mundo.
Mas para que se chegasse ao planeta em que
vivemos e para que ele adquirisse essa formação foram anos de formação. Segundo
os evolucionistas foram mais 4,6 bilhões de anos. Para os criacionistas foram
de 6 a 10 mil anos. As divergências entre essas duas correntes não param por
aí: a forma como a terra se formou, de como a vida surgiu e sobre como a vida
possa, possivelmente acabar, também assuntos que as duas linhas de raciocínio
não acharam ponto comum.
Nesta
etapa convidarei os alunos a confeccionarem o planeta terra, feitos com isopor
e tinta guache fixarão imagens do que a terra é composta.
(Fonte: http://planeta-terra.info/)
6ª etapa: Importância biológica da água
É fundamental que os alunos saibam qual a importância da água para qualquer espécie de ser vivo.
Importância da água para os seres vivos
Texto informativo
A água é de fundamental
importância para todos os seres vivos na natureza. Este fato
reside na sua capacidade de mediar reações bioquímicas tanto no
interior quanto entre as células dos organismos. Muitas das
características não usuais da água são essenciais para a evolução da vida
na terra, a começar por sua capacidade de atuar como solvente para inúmeras
substâncias. De fato a abundância e as temperaturas elevadas de fusão e
ebulição permitiram o surgimento de grandes oceanos na terra primitiva onde a
vida teve origem.
A elevada capacidade térmica da
água e sua maior densidade em relação ao gelo contribuíram para que as
primeiras formas de vida conseguissem evoluir apesar das constantes mudanças
climáticas e cataclísmicas pelas quais o planeta passou ao longo de sua história.
Isto porque em um oceano ou lago a água congela de cima para baixo, o que
frequentemente permite a sobrevivência dos seres aquáticos sob o gelo. Embora
as plantas e posteriormente animais evoluíram para a vida terrestre, sua
dependência com a água jamais foi quebrada.
A fotossíntese depende
das moléculas de água para sua ocorrência, uma vez que, por meio
da hidrólise, as moléculas são quebradas por ação da luz solar e se
recombinam com o gás carbônico para formar a glicose, composto
rico em energia, necessários à sobrevivência da planta. A respiração, por
outro lado, tem a água como um de seus produtos resultantes.
O corpo humano é
constituído em média 60% em massa de água, cuja distribuição varia conforme o
tecido. Enquanto o tecido adiposo praticamente não contém água,
os músculos esqueléticos são constituídos por 73% de água.
O plasma sanguíneo chega a ser constituído em mais de 90% de água.
O suor, utilizado para
manter a temperatura corporal constante em cerca de 37°c, é uma das principais
causas de perda de água do organismo que acontecem continuamente, mas em
especial quando ocorre a prática de uma atividade física intensa. A
água é também o principal componente da urina, que carrega consigo os
rejeitos gerados pelo metabolismo que precisam ser excretados. No total, cerca
de dois litros de água são perdidos diariamente do corpo de uma pessoa adulta.
Desta forma, a mesma quantidade deve ser reposta para evitar
a desidratação, através do consumo de água tratada e alimentos ricos em
água, como frutas e vegetais. A sensação de necessidade de água
chama-se sede e é controlada pelo hipotálamo. Dada a sua
importância para o transporte de substâncias e para a manutenção da temperatura
corporal, os efeitos da desidratação são logo percebidos e, no caso de nenhuma
ingestão de água, o indivíduo morre em no máximo quatro dias.
A busca de vida
extraterrestre é baseada primariamente na busca de locais onde a água
possa ocorrer em estado líquido, pois a vida como a conhecemos teve origem em
um ambiente aquoso, onde diversas reações químicas transcorreram para que
surgissem as primeiras células que podiam se autoduplicar.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua)
Após a leitura do texto, confeccionaremos um corpo humano de cartaz mostrando a porcentagem de água que o nosso corpo é formado. E irei propor aos alunos a confecção de uma horta para que entendam que as plantas também precisam de água para sobreviver.
Em relação aos animais, convidarei os alunos a ficarem responsáveis em cuidar de uma ave e um peixe beta de aquário. Acredito que desta forma os alunos irão se conscientizar a importância dos cuidados com os animais e como a água é primordial para a sua sobrevivência.
Em uma próxima aula convidarei
os alunos a confeccionarem uma maquete que represente a água para os seres
humanos, seres vivos e os seres aquáticos.
7ª etapa: O tratamento da
água
Mostrarei um vídeo a Sabesp
sobre o tratamento da agua.
Link: https://www.youtube.com/watch?V=p2shchsegts
Deste vídeo pedirei para que os
alunos registrem como entenderam sobre o tratamento da agua.
8ª etapa: Aplicações
da água na indústria, transporte e energias
Nesta etapa os alunos irão
conhecer de que forma a agua é utilizada pelas indústrias.
Farei a leitura do texto:
Texto informativo
A água é utilizada em uma série de processos na indústria, desde limpeza, para a geração de vapor, para aquecimento ou resfriamento, como transportadora de substâncias ou partículas, como matéria prima ou diretamente no produto, como no caso da indústria de bebidas. Em virtude da maior eficiência dos processos industriais, a retirada de água para esta finalidade tem se estabilizado por todo o mundo. Contudo, a maior preocupação refere-se ao impacto dos efluentes das indústrias no ambiente, ao invés da quantidade de água retirada.
O setor de transporte hidroviário é de fundamental importância para a economia global, dado o seu custo relativamente baixo. Cerca de 90% do comércio de produtos é feito através deste modal de transporte. Contudo, esta atividade também provoca dados ao ecossistema aquático, sobretudo ao disseminar espécies, desequilibrando o ambiente.
Hidroeletricidade, aquela gerada a partir da utilização da energia potencial gravitacional da água, representa quase um quinto da fonte de energia elétrica do planeta. Usinas geradoras que utilizam diretamente o desnível natural dos rios para geração de energia são consideradas fontes limpas, acessíveis e eficientes. Contudo, grandes projetos que envolvem a criação de imensos lagos artificiais causam maior impacto ambiental, havendo controvérsias sobre o balanço entre os benefícios da energia gerada e o prejuízo para o ambiente e para a população removida das áreas inundadas. A utilização de pequenas centrais hidrelétricas mostra-se como alternativa sustentável para levar energia a comunidades isoladas contribuindo, assim, para a redução das desigualdades socioeconômicas locais.
(Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua)
Após a leitura mostrarei
algumas gravuras das indústrias citadas no texto e faremos a confecção de uma
pequena maquete simbolizando a hidrelétrica.
9ª etapa: Escassez
Obs. Nesta última etapa
iremos relembrar sobre o que estudamos com o decorrer do ano.
Agua potável x poluição
Falaremos brevemente sobre a
poluição das águas.
Texto informativo
Poluição é a contaminação da
água com substâncias que interferem na saúde das pessoas e animais, na
qualidade de vida e no funcionamento dos ecossistemas. Alguns tipos de poluição
têm causas naturais - erupções vulcânicas, por exemplo - mas a maioria é
causada pelas atividades humanas. À medida que a tecnologia foi se
sofisticando, o risco de contaminação tornou-se maior.”
Após a leitura do texto
convidarei os alunos a irem à quadra, lá estenderei um tnt azul para
representa, colocarei peixes, cujo um lado será feliz e o outro triste. Em
seguida, faremos um círculo em volta e pedirei que comecem a jogar o lixo no
mar. Os peixes serão virados e irei induzi-los para que percebam a gravidade da
poluição.
Depois de refletirem, pedirei
que retirem o lixo. Novamente irei virar os peixes para que reflitam sobre os
cuidados com a nossa “água”, que hoje se torna muito mais preciosa.
Culminância:
Meu primeiro livro
Nome do livro: Eu sou
consciente
Neste livro, serão registradas
todas as a s etapas com fotos e c as fala dos alunos sobre o que aprenderem e
discutiram.
Dança: Apresentação Avatar
Bibliografia
Http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua
(acesso em 06/02.09/02.10/02/2015)
Http://www.mundoeducacao.com/biologia/a-molecula-agua.htm
(acesso em 10/02/2015)
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ (acesso em 40/04/2023)
Comentários
Postar um comentário