Eletivas: Projeto água

 


Ementa: Uma substância característica do planeta terra e essencial para a vida, a água. Um grande recurso precioso que a terra fornece para nós e que daqui alguns anos podem ser extintos pela própria humanidade. Vamos tratar sobre: Estados da água, ciclo da água, propriedades físicas e químicas e sua ocorrência, formação do planeta terra, importância biológica da água, o tratamento da água, aplicações da água na indústria, transporte e energias, escassez.

Justificativa

O futuro dos seres humanos e milhares de seres vivos podem ficar comprometidos devido à escassez da água, e que hoje reflete por virtude das ações sem conscientização do homem. A partir deste problema que hoje estamos vivenciando aprimorar o conhecimento dos alunos e conscientizá-los a preservarem este recurso tão importante para nossas vidas e essencial na grade curricular e a nossa proposta para o projeto anual deste ano é desenvolver com os alunos as questões relativas da água como: o ciclo da água, estados físicos, a importância da água para os seres humanos, importância biológica, escassez etc. Deve ser desenvolvido proporcionado uma grande diversidade de experiências para que possam de conscientizar e entender que eles são também responsáveis pelo futuro e que algo pode ser feito se cada um valorizar este bem tão precioso.

Objetivos

Ajudar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água; Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;  Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída; Entenderem fisicamente e quimicamente de como a agua é formada etc.

Habilidades: 

(EF02GE11)-Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

(EF03GE09)-Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. 

(EF03GE10)-Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. 

(EF05CI02)-Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). 

(EF05CI04)-Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Atividade norteadora:

Para que os alunos se interajam sobre o assunto que iremos estudar assistiremos ao vídeo do link abaixo:

Https://www.youtube.com/watch?V=rjmrcxy4vws

Após o vídeo iremos discutir sobre o que entenderam e apresentarei o nosso projeto solicitando as pesquisas com a família. 

1ª etapa: Água 

Pesquisa

Nesta etapa para que os alunos se interajam sobre o assusto que iremos trabalhar, antecipadamente solicitaremos aos pais pesquisas sobre a água seguindo os seguintes tópicos:

- O ciclo da água

- Os três estados físicos da água

- Oceanos, rios e lagos

- A utilidade da água para os seres vivos e seres humanos

- A seca dos últimos tempos

Faremos uma roda com trocas de ideias para que os alunos exponham suas pesquisas e opiniões. Primeiramente deixarei que se condicionem ao assunto, em seguida, questionarei sobre o que pesquisaram e por quê? 

Iremos separar todas as pesquisas por etapas de acordo com o projeto, convidarei os alunos para confeccionarem um painel.


2ª etapa: Propriedades físicas e químicas e sua ocorrência

Falaremos sobre as propriedades físicas e químicas da água de forma concreta e divertida. Primeiramente convidarei os alunos a construírem uma molécula de água com massa de modelar e palitos.

Na confecção explicarei as etapas da formação da molécula:



“Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água. Os átomos de oxigênio aproximam de forma mais efetiva (os elétrons), que dessa forma permanecem mais juntos dele. A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar.” (Mostrar o exemplo do imã).

Para os alunos entenderem os estados da água levarei para classe os três estados físicos da água e como as moléculas se formam:

 

Estado líquido


 

Formação da molécula

A água propriamente dita, água que utilizamos em nosso dia a dia (fazer uma lista com os alunos).


Estado sólido da água


Formação da molécula no estado solido da água

 


Em uma temperatura baixa a água fica mais densa formando-se o gelo. (Listar com os alunos onde podemos encontrar o gelo)

 

Estado gasoso da água


 

Formação da molécula do estado gasoso

“(...) Nesse processo, as moléculas do líquido são afastadas de seus aglomerados, e isso requer energia. A quantidade de energia por unidade de massa para que a mudança de fase ocorra é chamado de calor de transformação.” (Listar com os alunos, onde pode haver um super aquecimento e passar de estado líquido para gasoso ou solido para gasoso)

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/vaporiza%c3%a7%c3%a3o)

 

4ª etapa: O ciclo da água

Primeiramente questionarei os alunos se eles conhecem como é o ciclo da água e se já viram ou ouviram falar. Em seguida, farei a leitura do texto.

 

Texto informativo

A água circula pela atmosfera e litosfera através de um ciclo hidrológico. A radiação solar incidente sobre os oceanos fornece energia suficiente para que ocorra a evaporação, passando assim a formar parte da atmosfera e circular conforme os ventos dominantes. Ao atingir camadas mais frias, o vapor se condensa, formando nuvens, aglomerações de gotículas de água líquida ou mesmo gelo.

O vento transporta as nuvens para outras regiões, onde, sob certas condições, ocorre a precipitação sob a forma de chuvagranizo ou neve. Esta precipitação pode acontecer sobre as geleiras, onde são incorporados às massas de gelo existentes, sobre os oceanos e sobre os continentes. Neste último caso, a água escoa sobre o solo, abastecendo rios e lagos, ou infiltra-se para as camadas inferiores do solo, onde constitui as águas subterrâneas que normalmente emergem à superfície como pontos de descarga de aquíferos. Os fluxos de água líquida normalmente seguem em direção ao oceano.

Contudo, parte da água sobre o continente sofre ainda o processo de evapotranspiração, causado pela evaporação direta da água sobre o solo, de rios e lagos e também pelo processo de transpiração das plantas, retornando, assim, à atmosfera. De fato mais de três quartos da precipitação que ocorre no planeta acontece sobre o oceano, embora a quantidade evaporada seja ainda maior, o que permite a distribuição de parte da água sobre os continentes.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua)

 

Para que os alunos entendam com mais clareza sobre o ciclo da água, convidarei os para confeccionarem uma maquete simbolizando o assunto.

 

5 ª etapa: O planeta terra

Nesta etapa falaremos sobre o planeta terra, explicarei para os alunos onde se localiza como é conhecido, do que é formada, suas camadas e do que é composta. (listar com os alunos do que a terra é composta).

    



Texto informativo

O planeta terra está localizado no sistema solar, sendo o terceiro mais próximo do sol, dos oito planetas que o compõem. O “planeta azul” como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do planeta. Composta por cinco continentes, a área seca tem 148.647.000 km2. Já os oceanos têm uma área estimada de 361 milhões de km2, abrigando diversas formas de vida, animais e plantas aquáticos. É único planeta do qual se tenha notícia de ter seres vivos.

Em nível espacial, tem uma característica bastante importante para que haja vida em seu interior: a existência de atmosfera. É composta por vários gases, sendo o nitrogênio, o oxigênio e o argônio os três principais gases da atmosfera. Ela serve para vários fins, entre eles, proteger a terra de raios ultravioletas e prover oxigênio para a respiração dos seres vivos. A terra realiza os movimentos de translação, que é o movimento em torno do sol, durando 365 dias (um ano) e o movimento de rotação, movimento em torno de seu próprio eixo, que dura cerca de um dia (24 horas).

A terra tem várias camadas para dentro. A crosta é a camada mais externa e onde vivemos. Ela, junto a uma camada acima do manto, é chamado de litosfera, que é totalmente sólida. Abaixo existe o manto, uma camada composta de silício, ferro e magnésio. O mais interno é o núcleo, que tem uma parte líquida e outra sólida, mesmo estando às altíssimas temperaturas. 

Na região da litosfera é que estão localizadas as placas tectônicas. Essas placas são pedaços de litosfera que ocupam toda terra. A terra tem sete grandes placas tectônicas e muitas outras menores. Elas ficam umas “encaixadas” nas outras e essa área que está entre uma placa e outra são os pontos de ocorrência de terremotos e de vulcões. Isso porque quando uma placa “fricciona” a outra, os resultados podem ser vulcões ativos, terremotos, tsunami entre outros.

 Sua forma não é perfeitamente arredondada, mas sim um pouco achatada e inclinada, cerca de 23 graus. Essa inclinação, aliás, influencia, junto à translação, para determinar as estações do ano (inverno, verão, outono e primavera). Tem uma massa de, aproximadamente, 5, 973.1024 e volume em torno de 1,083. 1012. É o maior dos planetas sólidos, já que os outros planetas maiores que a terra, no sistema solar, são gasosos. Tem em si várias linhas imaginárias, como os trópicos de capricórnio, de câncer, a linha do equador (linha que corta a terra ao meio dividindo-a em norte e sul) e o meridiano de greenwich (também cora a terra ao meio, mas desta vez na vertical, dividindo em lados leste e oeste). Não são somente essas linhas, existem vários trópicos e meridianos, ajudando, por exemplo, a definir o fuso-horário nas diferentes cidades do mundo.

Mas para que se chegasse ao planeta em que vivemos e para que ele adquirisse essa formação foram anos de formação. Segundo os evolucionistas foram mais 4,6 bilhões de anos. Para os criacionistas foram de 6 a 10 mil anos. As divergências entre essas duas correntes não param por aí: a forma como a terra se formou, de como a vida surgiu e sobre como a vida possa, possivelmente acabar, também assuntos que as duas linhas de raciocínio não acharam ponto comum.

Nesta etapa convidarei os alunos a confeccionarem o planeta terra, feitos com isopor e tinta guache fixarão imagens do que a terra é composta.

(Fonte: http://planeta-terra.info/)

 

6ª etapa: Importância biológica da água

É fundamental que os alunos saibam qual a importância da água para qualquer espécie de ser vivo.

 Importância da água para os seres vivos



Texto informativo

A água é de fundamental importância para todos os seres vivos na natureza. Este fato reside na sua capacidade de mediar reações bioquímicas tanto no interior quanto entre as células dos organismos. Muitas das características não usuais da água são essenciais para a evolução da vida na terra, a começar por sua capacidade de atuar como solvente para inúmeras substâncias. De fato a abundância e as temperaturas elevadas de fusão e ebulição permitiram o surgimento de grandes oceanos na terra primitiva onde a vida teve origem. 

A elevada capacidade térmica da água e sua maior densidade em relação ao gelo contribuíram para que as primeiras formas de vida conseguissem evoluir apesar das constantes mudanças climáticas e cataclísmicas pelas quais o planeta passou ao longo de sua história. Isto porque em um oceano ou lago a água congela de cima para baixo, o que frequentemente permite a sobrevivência dos seres aquáticos sob o gelo. Embora as plantas e posteriormente animais evoluíram para a vida terrestre, sua dependência com a água jamais foi quebrada.

A fotossíntese depende das moléculas de água para sua ocorrência, uma vez que, por meio da hidrólise, as moléculas são quebradas por ação da luz solar e se recombinam com o gás carbônico para formar a glicose, composto rico em energia, necessários à sobrevivência da planta. A respiração, por outro lado, tem a água como um de seus produtos resultantes.

O corpo humano é constituído em média 60% em massa de água, cuja distribuição varia conforme o tecido. Enquanto o tecido adiposo praticamente não contém água, os músculos esqueléticos são constituídos por 73% de água. O plasma sanguíneo chega a ser constituído em mais de 90% de água.

O suor, utilizado para manter a temperatura corporal constante em cerca de 37°c, é uma das principais causas de perda de água do organismo que acontecem continuamente, mas em especial quando ocorre a prática de uma atividade física intensa. A água é também o principal componente da urina, que carrega consigo os rejeitos gerados pelo metabolismo que precisam ser excretados. No total, cerca de dois litros de água são perdidos diariamente do corpo de uma pessoa adulta. Desta forma, a mesma quantidade deve ser reposta para evitar a desidratação, através do consumo de água tratada e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. A sensação de necessidade de água chama-se sede e é controlada pelo hipotálamo. Dada a sua importância para o transporte de substâncias e para a manutenção da temperatura corporal, os efeitos da desidratação são logo percebidos e, no caso de nenhuma ingestão de água, o indivíduo morre em no máximo quatro dias.

A busca de vida extraterrestre é baseada primariamente na busca de locais onde a água possa ocorrer em estado líquido, pois a vida como a conhecemos teve origem em um ambiente aquoso, onde diversas reações químicas transcorreram para que surgissem as primeiras células que podiam se autoduplicar.

 

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua)

 

Após a leitura do texto, confeccionaremos um corpo humano de cartaz mostrando a porcentagem de água que o nosso corpo é formado. E irei propor aos alunos a confecção de uma horta para que entendam que as plantas também precisam de água para sobreviver.

Em relação aos animais, convidarei os alunos a ficarem responsáveis em cuidar de uma ave e um peixe beta de aquário. Acredito que desta forma os alunos irão se conscientizar a importância dos cuidados com os animais e como a água é primordial para a sua sobrevivência.

Em uma próxima aula convidarei os alunos a confeccionarem uma maquete que represente a água para os seres humanos, seres vivos e os seres aquáticos.

 

7ª etapa: O tratamento da água

Mostrarei um vídeo a Sabesp sobre o tratamento da agua.

Link: https://www.youtube.com/watch?V=p2shchsegts

Deste vídeo pedirei para que os alunos registrem como entenderam sobre o tratamento da agua.

 

 8ª etapa: Aplicações da água na indústria, transporte e energias

Nesta etapa os alunos irão conhecer de que forma a agua é utilizada pelas indústrias.

Farei a leitura do texto:

Texto informativo

A água é utilizada em uma série de processos na indústria, desde limpeza, para a geração de vapor, para aquecimento ou resfriamento, como transportadora de substâncias ou partículas, como matéria prima ou diretamente no produto, como no caso da indústria de bebidas. Em virtude da maior eficiência dos processos industriais, a retirada de água para esta finalidade tem se estabilizado por todo o mundo. Contudo, a maior preocupação refere-se ao impacto dos efluentes das indústrias no ambiente, ao invés da quantidade de água retirada.

O setor de transporte hidroviário é de fundamental importância para a economia global, dado o seu custo relativamente baixo. Cerca de 90% do comércio de produtos é feito através deste modal de transporte. Contudo, esta atividade também provoca dados ao ecossistema aquático, sobretudo ao disseminar espécies, desequilibrando o ambiente.

Hidroeletricidade, aquela gerada a partir da utilização da energia potencial gravitacional da água, representa quase um quinto da fonte de energia elétrica do planeta. Usinas geradoras que utilizam diretamente o desnível natural dos rios para geração de energia são consideradas fontes limpas, acessíveis e eficientes. Contudo, grandes projetos que envolvem a criação de imensos lagos artificiais causam maior impacto ambiental, havendo controvérsias sobre o balanço entre os benefícios da energia gerada e o prejuízo para o ambiente e para a população removida das áreas inundadas. A utilização de pequenas centrais hidrelétricas mostra-se como alternativa sustentável para levar energia a comunidades isoladas contribuindo, assim, para a redução das desigualdades socioeconômicas locais. 

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua)

Após a leitura mostrarei algumas gravuras das indústrias citadas no texto e faremos a confecção de uma pequena maquete simbolizando a hidrelétrica.

 

9ª etapa: Escassez

Obs. Nesta última etapa iremos relembrar sobre o que estudamos com o decorrer do ano. 

Agua potável x poluição

Falaremos brevemente sobre a poluição das águas.

 

Texto informativo

Poluição é a contaminação da água com substâncias que interferem na saúde das pessoas e animais, na qualidade de vida e no funcionamento dos ecossistemas. Alguns tipos de poluição têm causas naturais - erupções vulcânicas, por exemplo - mas a maioria é causada pelas atividades humanas. À medida que a tecnologia foi se sofisticando, o risco de contaminação tornou-se maior.”

Após a leitura do texto convidarei os alunos a irem à quadra, lá estenderei um tnt azul para representa, colocarei peixes, cujo um lado será feliz e o outro triste. Em seguida, faremos um círculo em volta e pedirei que comecem a jogar o lixo no mar. Os peixes serão virados e irei induzi-los para que percebam a gravidade da poluição.

Depois de refletirem, pedirei que retirem o lixo. Novamente irei virar os peixes para que reflitam sobre os cuidados com a nossa “água”, que hoje se torna muito mais preciosa.

 

Culminância:   

Meu primeiro livro

Nome do livro: Eu sou consciente

Neste livro, serão registradas todas as a s etapas com fotos e c as fala dos alunos sobre o que aprenderem e discutiram.

Dança: Apresentação Avatar

Bibliografia

Http://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%81gua (acesso em 06/02.09/02.10/02/2015)

Http://www.mundoeducacao.com/biologia/a-molecula-agua.htm (acesso em 10/02/2015)

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ (acesso em 40/04/2023)

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