Plano de aula: Trabalhando com o método silábico alfabético
Objetivos:
- Identificar as sílabas das palavras por meio da separação de letras e sons;
- Associar as sílabas com suas respectivas letras;
- Formar palavras por meio da junção de sílabas;
- Desenvolver a habilidade de leitura e escrita.
Público-alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Materiais necessários:
- Cartões com sílabas (consoantes e vogais separadas);
- Cartões com figuras representativas;
- Quadro branco ou lousa;
- Giz ou marcador.
Desenvolvimento da aula:
1) Apresentação: Inicie a aula mostrando os cartões com as sílabas e pergunte se os alunos sabem o que são e para que servem. Explique que as sílabas são partes das palavras que podem ser pronunciadas separadamente.
2) Atividade de separação: Peça para que os alunos formem grupos e distribua os cartões com as sílabas. Em seguida, peça que separarem as sílabas das palavras e digam os sons correspondentes. Por exemplo, se a palavra for “melancia”, o aluno deve dizer “me-lan-ci-a” e separar os cartões correspondentes.
3) Atividade de associação: Com as sílabas separadas, peça aos alunos que associem as sílabas aos cartões com letras correspondentes. Por exemplo, o grupo de sílabas “me-lan-ci-a” deve ser associado às letras correspondentes “m-e-l-a-n-c-i-a”.
4) Atividade de formação de palavras: Agora que os alunos já sabem identificar e associar as sílabas às letras, peça para que montem novas palavras utilizando os cartões de sílabas e letras. Os cartões com figuras representativas podem ser utilizados para auxiliar os alunos na formação das palavras. Por exemplo, se o cartão for de uma imagem de uma casa, os alunos podem montar a palavra “ca-sa”.
5) Atividade de leitura e escrita: Para finalizar, distribua uma folha de papel sulfite para cada aluno e peça para que escrevam três palavras formadas com as sílabas e letras que aprenderam na aula. Em seguida, peça que leiam as palavras em voz alta.
Avaliação:
Observe durante a aula se os alunos estão conseguindo separar as sílabas corretamente, associar as sílabas com suas respectivas letras, formar novas palavras e escrever corretamente as palavras selecionadas para a atividade final. Caso necessário, retome os conteúdos trabalhados na aula.
Comentários
Postar um comentário